domingo, 8 de maio de 2011

14/03/11 - Oração De São José

No dia 19 de março celebramos a solenidade de São José, Esposo de Maria (cf. Mt 1, 24; Lc 1, 27). A Escritura nos indica como "pai" de Jesus (cf. Lc 2, 27.33.41.43 e 48), pronto para realizar os desígnios divinos, mesmo quando fogem à compreensão humana. Foi a ele, "filho de David" (Mt 1, 20; Lc 1, 27), que Deus confiou a guarda do Verbo eterno feito homem, por obra do Espírito Santo, no seio da Virgem Maria.

No Evangelho, São José é definido como um "homem justo" (Mt 1, 19) e, para todos os fiéis, é um modelo de vida na fé.

A palavra "justo" recorda a sua retidão moral, a sua sincera adesão ao exercício da lei e a sua atitude de abertura total à vontade do Pai celestial. Também nos momentos difíceis e às vezes dramáticos, o humilde carpinteiro de Nazaré nunca arroga para si mesmo o direito de pôr em discussão o projeto de Deus. Espera a chamada do Alto e em silêncio respeita o mistério, deixando-se.

Com poucos mas significativos traços, São Jose é descrito pelos evangelistas como cuidadoso guardião de Jesus, esposo atento e fiel, que exerce a autoridade familiar numa constante atitude de serviço. As Sagradas Escrituras nada mais nos dizem sobre ele, mas neste silêncio está encerrado o próprio estilo da sua missão: uma existência vivida no anonimato de todos os dias, mas com uma fé segura na Providência, orientar pelo Senhor.

São José tinha de prover às necessidades da família, com o duro trabalho manual. Justamente por isso, a Igreja indica-o como Padroeiro dos Trabalhadores. Portanto, a solenidade do dia de hoje constitui uma ocasião propícia para refletir também sobre a importância do trabalho na existência do homem, na família e na comunidade.

O homem é sujeito e protagonista do trabalho e, à luz desta verdade, pode compreender-se o nexo fundamental existente entre pessoa, trabalho e sociedade.

A atividade humana, recorda o Concílio Vaticano II, deriva do homem e está orientada para o homem. Segundo o desígnio e a vontade de Deus, ela deve servir o verdadeiro bem da humanidade e permitir "ao homem, como indivíduo ou como membro da sociedade, cultivar e realizar a sua vocação integral" (cf. Gaudium et spes, 35).

São José, santo tão grande e tão humilde, seja exemplo em que se inspirem todos os trabalhadores cristãos, invocando-o em todas as circunstâncias.
(João Paulo II)

Orações à São José (festa dia 19 de Março - sábado)

EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO. AMÉM

RL: Homem justo, esposo Virginal de Maria, e pai davídico do Messias; bendito és tu entre os homens, e bendito é o filho de Deus que a ti foi confiado: Jesus. São José, Padroeiro da Igreja universal, guarda as nossas famílias na paz e na graça divina, e socorre-nos na hora da nossa morte.

Bendito sejas São José

PADRE: Bendito sejas São José, que fostes testemunha da Glória de Deus na terra.
RL: Bendito seja o Pai eterno que vos escolheu.
PADRE: Bendito seja o Filho que vos amou e o Espírito Santo que vos santificou.
RL: Bendita seja Maria que muito vos amou!
PADRE: Lembrai-vos, oh! puríssimo esposo da Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção, implorado vosso socorro e não fosse por vós atendido.
RL: Com esta confiança, venho à vossa presença; a vós com fervor me recomendo.
PADRE: Não desprezeis as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos de acolhê-las piedosamente.
RL: Oh! São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro esposo da virgem Maria, rogai por nós e por todos os agonizantes deste dia.
PADRE: São José, oh! meu terno pai, ponho-me para sempre sob a vossa proteção;
RL: Considerai-me como vosso filho e preservai-me de todo o pecado.
PADRE: Lanço-me nos vossos braços para que me acompanheis no caminho da virtude, e me assistais na hora da minha morte.
RL: Jesus, Maria, José, eu vos dou meu coração e minha alma.
PADRE: Jesus, Maria, José, assisti-me na última agonia.
RL: Jesus, Maria, José, expire em paz entre vós minha alma.
PADRE: Oh! glorioso São José, a quem foi dado o poder de tomar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.
RL: Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.
PADRE: Oh! Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança.
RL: Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão.
PADRE: Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.
RL: São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede o pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.
PADRE: São José do Perpétuo Socorro rogai por nós que recorremos a vós.

Oração:

PADRE: AVE SÃO JOSÉ ESPOSO DA VIRGEM MARIA, BENDITO SOIS VÓS DENTRE TODOS OS HOMENS E BENDITO É O FRUTO DE SUA CASTÍSSIMA ESPOSA VIRGEM MARIA.

RL: SÃO JOSÉ ESPOSO DA VIRGEM MARIA, ROGAI POR NÓS OS PECADORES, A GORA E NA HORA DE NOSSA MORTE AMÉM.

RL: ÓH SIMPLES CARPINTEIRO SÃO JOSÉ.
PADRE: VALEI-ME E FAZEI-ME ESCRAVO DA PROMESSA DO AMOR DE DEUS!

FONTE: www.ricardoleitecomvoce.com.br